Aquisição da linguagem infantil

bebes batendo papoA aquisição da linguagem e seu desenvolvimento físico normal só ocorrem havendo órgão fonatório, integridade cerebral, audição normal e também nenhuma implicação psicológica significativa.
Aos quatro meses o bebê já é capaz de reconhecer seu nome, já aos seis meses consegue compreender as palavras ?papai e mamãe?, e aos oito meses passa a identificar frases e a entender expressões como ?Dá tchau?, ?Manda beijo?, ?Quer mamar??.
As primeiras formas de interação do bebê são o choro e o sorriso, depois surgem os balbucios e o ato de apontar. Bebês utilizam bastante o balbucio, como dadada ou blábláblá.
Somente ao fim do primeiro ano de vida, que geralmente o bebê começa a balbuciar com entonação e ênfase das expressões reais no idioma que finalmente irá falar. Adquirindo nesta idade de cinco a dez palavras e aos dois anos em torno de duzentas palavras.
Por volta de um ano e meio a criança fala as primeiras frases como, por exemplo, ?Dodô-nenê.
Entre três anos e meio a cinco anos a criança domina cerca 1.500 palavras.
A vida da criança aos dois a seis anos é gradualmente transformada por um crescimento na compreensão e na utilização da linguagem. As afirmações, as constatações, a ordem, a negação e a interrogação vão se acrescendo no repertório da criança.

Aquisição da linguagem infantil escrita

menino escrevendoA escrita geralmente se desenvolve por volta dos cinco a seis anos de idade.
A aquisição da escrita é um momento importante para a criança, pois é quando esta passa a transcrever a linguagem. Mas para que esta capacidade se desenvolva é preciso ter maturidade motora e manual.
O que pode atrapalhar a aquisição da linguagem escrita infantil é a inabilidade, dificuldade de relaxamento muscular, reação de destruição ou catástrofe devido à escrita, dificuldade de lateralização ou de leitura, como também qualquer tipo de conflito que a criança possa ter em relação à escrita.

Aquisição da linguagem infantil segundo Piaget

Piaget próximo a um meninoPiaget foi psicólogo e escritor de 75 livros e uma gama de artigos científicos. Foi um grande estudioso da evolução do pensamento até a adolescência, investigou o processo de construção do conhecimento e o pensamento lógico-matemático.
Através de seus estudos sobre linguagem infantil Piaget delineou que do 0 aos dois anos a criança apenas balbucia, praticando a ecolalia que é a produção espontânea ou imitativa de sons.  E também aprende palavras-frase, exemplo ?água? que significa ?eu quero água?.
Dos dois aos quatro anos ocorre o aparecimento da linguagem, a criança pratica o monólogo então fala com si mesmo a maior parte do tempo, e segue aprendendo inúmeras palavras por dia.
Até aos sete anos a criança passa a realizar o monólogo coletivo, e começa a participar de conversas.
Após os 12 anos a linguagem infantil, chega ao nível da discussão. A criança passa então a argumentar e polemizar.

Para dificuldades na aquisição da linguagem falada quanto na aquisição de leitura e escrita é recomendado a realização de terapia psicológica.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>