Assertividade o que é

um homem com apito na bocaA assertividade é a manifestação de opiniões, desejos, necessidades e emoções de forma autêntica, sem agressividade, isto é, de modo hostil ou passividade que é a ausência de ação. E envolve a disposição para ser e expressar, em palavras e no comportamento, os vários sentimentos e atitudes existentes intimamente.
Ser uma pessoa assertiva é saber defender os próprios direitos e respeitar os direitos dos outros.

 

Assertividade psicologia

homem de costas escolhendo entre sete mascaras Uma das principais funções da psicologia é capacitar o indivíduo a agir assertivamente, para que consiga se expressar de maneira adequada, evitando conflitos e angústias no relacionamento, possibilitando que as necessidades dos que estão envolvidos sejam plenamente satisfeitas.
Muitas pessoas que procuram ajuda psicológica, têm dificuldades neste sentido, pela falta de aptidão de lidar com os próprios sentimentos e com os de outrem. E a Terapia Cognitiva-Comportamental tem foco específico para o desenvolvimento desta que é uma habilidade social.

Assertividade como desenvolver

meio rosto de homem com tintas na cabeçaPara desenvolver a assertividade deve-se estar consciente dos próprios sentimentos, ao invés de apresentar externamente uma atitude e ao mesmo tempo manter outra atitude interna.
A assertividade está intimamente ligada ao respeito e a dignidade, é saber dizer não, sem sentimento de culpa ou remorso, mostrando afetos positivos e negativos na proporção real e em momento preciso, não dissimulando a insatisfação ou a demonstrando como meio de fazer o outro se sentir culpado. Expressar a opinião e assumir quando mudá-la. Ser aberto a mudanças e ao cometer erros, assumir se necessário. Ouvir a opinião do outro e ponderar as críticas recebidas e quando criticar dar opções de mudança e solicitá-la, não se queixar da pessoa em si mais a forma como esta agiu, pois desta maneira evita-se a atitude defensiva de ambos e o conflito. Solicitar o atendimento das suas necessidades considerando a possibilidade de serem atendidas ou não, mas não as deixando subentendidamente. Receber elogios e elogiar de forma legítima. Conseguir encerrar uma conversa quando precisar, manter contato visual ao pronunciar-se, falando de forma firme, dando exemplos, não supondo que a outra pessoa já saiba o que está sendo dito, em síntese é ser objetivo, conciso e claro.

A assertividade cria oportunidades e aumenta a probabilidade de resolução de desentendimentos e também promove a elevação da autoestima, no entanto, não garante a ausência de conflitos. O importante é manter-se firme para ser levado a sério, priorizando seus valores e diferenciando os seus e os das outras pessoas, pois cada pessoa conforme a trajetória de vida que teve, atribui a si o que lhe é de valor e isto deve ser respeitado de maneira individual.

Leia mais sobre a Assertividade

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>