Carl Rogers Biografia Resumo

Carl RogersCarl Ransom Rogers é considerado o Psicólogo da América e foi um dos grandes autores da corrente humanista da Psicologia.
Nasceu em 1902, falecendo em quatro de fevereiro de 1987, aos 85 anos, em La Jolla, California, EUA.
Rogers propôs um novo modelo de terapia através de sua intitulada ?Abordagem Centrada na Pessoa? com uma forma específica de relação com outro, a partir de um modo positivo de conceituar a pessoa humana. Aplicando-o em áreas como os Grupos, as Organizações e a Educação.
Fez doutorado, foi professor, escreveu diversos livros e esteve à frente de vários projetos que revolucionaram o pensamento da educação e da psicologia em seu tempo e nos dias atuais, marcando a história com sua teoria.

Carl Rogers e a Educação

mão de criança, mulher, homem e senhor com lapis e cadernoNa educação conceituou um modelo educativo inovador e incompreensível, colocando como centro das considerações o aluno, contrastando com o modelo tradicional no qual o professor é o destaque. Rogers apregoava que os alunos aprendem aquilo que para eles é significativo, contanto apenas a exposição de uma série de conhecimentos aos alunos, não é ensinar, visto muitas vezes que não há uma verdadeira compreensão das matérias, mesmo em face de bons resultados provenientes de exames ou testes, no entanto o modelo tradicional seria então o fruto de um trabalho de memorização e mecanização. Para Rogers aprender é um processo de construção, no qual o aluno tem um papel decisivo na construção do seu próprio conhecimento e o professor é o orientador, ou melhor, o que vai facilitar o processo de construção do saber, na medida em que coordena e tutela.

Carl Rogers teoria

desenho de psicólogo com as mãos na cabeça do pacienteSua Abordagem Centrada na Pessoa tem como base a não-diretividade, nesta o psicólogo não analisa, não interpreta, não aconselha, não reprova e nem elogia, apenas oferece uma escuta acolhedora, com empatia, ou seja, colocando-se no lugar da pessoa e compreendendo-a. Rogers, acredita que toda pessoa tem uma tendência natural a desenvolver-se necessitando apenas de alguém que demonstre para com esta, uma aceitação positiva incondicional, desta forma também, o psicólogo faz com que a pessoa sinta-se livre para reconhecer e entender as suas experiências da forma como julga melhor, não buscando ser conveniente para o outro. Rogers também versa que a incongruência que é o desequilíbrio entre a experiência real e o que a pessoa pensa sobre sua vivência, conduz a estados de ansiedade, angústia e depressão, impedindo o crescimento pessoal. O ambiente de terapia é caloroso, positivo e de aceitação, o que para Rogers facilita a mudança que a pessoa busca, então esta entra num processo de aceitação de si própria e dos seus sentimentos, tornando-se uma pessoa congruente, ou melhor, a pessoa que deseja ser, mais flexível nas percepções, adaptando objetivos mais realistas para si e, simultaneamente, torna-se mais capaz de aceitar os outros, encontrando novamente o sentido de sua vida.

A teoria de Rogers foi fundamentada na psicoterapia que desenvolveu em 33 anos de atuação.

GD Star Rating
loading...
Carl Rogers Biografia Resumo, 3.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>