Como tratar TOC infantil

menina arrumando livrosO Transtorno Obsessivo Compulsivo é raramente diagnosticado na infância, sua prevalência não ultrapassa a 1% e em geral aparece em torno dos 10 a 12 anos anteriormente a puberdade ou precocemente aos sete anos de idade.
Este transtorno causa mal estar, angústia, desânimo e tristeza na criança provocando queda no rendimento escolar e o isolamento devido às idéias obsessivas. Em vários casos é perceptível a mudança do comportamento da criança.
A ansiedade e a inquietação podem ser, sobretudo características já demonstradas pela criança anteriormente ao aparecimento dos sintomas.
O TOC infantil pode ser considerado como uma maturidade precoce em relação ao que a criança reprova.
A principal forma de tratar o TOC infantil tem sido a medicação, a qual tem se demonstrado eficaz no decréscimo dos sintomas obsessivo-compulsivos, porém o medicamento mais administrado tem sido eficaz em apenas 60% dos casos, e mesmo assim mantém resquícios dos sintomas do transtorno, como também acarreta uma série de efeitos colaterais como boca seca, tremor, tontura e sedação, o que acaba dificultando a continuidade do uso do medicamento e consequentemente impedindo o aumento necessário das doses.
A administração de antidepressivos também é uma opção que se demonstrou eficaz em 50% a 74% dos casos, ao reduzir significantemente os sintomas obsessivo-compulsivos. São os principais efeitos colaterais a agitação psicomotora, a mania, a insônia, ideação suicida, como também náuseas, vômitos e perda do apetite.
O tratamento farmacológico deve ser iniciado com doses baixas e em dias alternados, a dose tende a ser aumentada conforme a criança vai respondendo ao tratamento, até chegar as doses máximas que podem ser maiores do que no tratamento de adulto.
Juntamente com o tratamento medicamentoso deve ser realizado tratamento psicoterapêutico, pois contribui para remissão mais rápida dos sintomas.

TOC infantil sintomas

criança lavando as mãosOs sintomas obsessivos são idéias e pensamentos involuntários e incontroláveis de ruína que causam ansiedade e angústia, enquanto os sintomas compulsivos são rituais e compulsão de lavar, verificar, tocar, contar, organizar, rezar, acumular coleções diversas ou objetos, todos estes comportamentos são realizados de forma repetitiva.

TOC infantil causas

menina de costasUma das possíveis causas é a influência do ambiente familiar, sendo de pais rigorosos, meticulosos, que cuidam excessivamente do asseio e da ordem, o que possivelmente faz com que a criança desenvolva o TOC.
Outras hipóteses são neuropsiquiátricas e apregoam que as causas podem ser de ordem genética, ou por anomalias funcionais e anatômicas do cérebro ou também por anomalias de neurotransmissores.

Os rituais obsessivos são como uma forma de a criança se proteger de perigos de uma possível destruição que imagina e que se origina de idéias ruins. A obsessão e a compulsão são a forma de ter o controle ou a segurança, isolando o que pode acontecer de ruim acreditando que assim o risco e o perigo fora anulado.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>