Comportamento assertivo e não assertivo

uma mulher aparentemtne desprezando e outra apontando o dedo, enquanto uma mulher esta com a cabeça abaixadaO comportamento é a chave para se conseguir o que deseja, mas também pode ser fonte de frustração. Isto porque afirmar-se expressando sentimentos positivos e negativos nem sempre é realizado facilmente.
Logo é possível diferenciar o comportamento assertivo e não assertivo, pois no primeiro, a pessoa consegue ser clara e objetiva em sua comunicação, porém com um comportamento não assertivo a pessoa ou não tem capacidade de expor suas necessidades e preferências ou o faz, mas de maneira ameaçadora ou punitiva.
Não é possível ser assertivo em todas as circunstâncias, pois os comportamentos dependem das pessoas envolvidas ou da situação, ou melhor, com algumas pessoas é possível agir assertivamente sem grande dificuldade, já com outras, diferenças de personalidade evocam conflitos dificultando a interação. E também dependendo da situação consegue-se uma melhor desenvoltura pessoal ou não. O estado emocional em determinadas circunstâncias também pode repercutir no comportamento.
Vale salientar que em curto prazo pode parecer vantajoso não agir de forma assertiva, no entanto as conseqüências negativas certamente surgirão, sendo estas, sintomas físicos devido a somatizações como constipação, dor de garganta, úlcera, gastrite e até câncer ou então rompimentos de relações, brigas e inimizades, etc.

Comportamento assertivo nas organizações

quatro pessoas em mesa de reuniãoNas organizações o comportamento assertivo facilita o relacionamento interpessoal, pois permite que se assuma a responsabilidade por sentimentos e opiniões íntimas, isto contribui para que se compreenda outra pessoa, logo o respeito é mútuo e todos progridem juntos na organização.
A manifestação de apreciação, orientação e solicitação de aprimoramento do outro, reivindicação e respeito de direitos, são aspectos representativos de um comportamento assertivo.

Comportamento assertivo definição

homens sentados de roupa social e um homem de calça colorida e xadrezA auto-afirmação é a melhor definição de um comportamento assertivo, que versa o defender dos próprios direitos, buscando o conhecimento destes, pois nem sempre os direitos estão expostos, necessitando investigá-los para poder vindicá-los. Expressar opiniões sem ansiedade ou intenção de manipular, fazer e recusar pedidos, lisonjear e ser lisonjeado, iniciar, manter e encerrar conversas, demonstrando afetos positivos e negativos.
Diante de um desacordo a tentativa de chegar a um comum acordo, não requer necessariamente a submissão de um para com o outro, mas ambos podem ter e manter suas opiniões se estas são adversas, manipular ou se submeter à opinião do outro são as duas formas do comportamento não assertivo.

Ter comportamento assertivo é sobretudo ser uma pessoa autêntica é assumir a responsabilidade do próprio comportamento e não agir influenciado pelos demais comportamentos.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>