Dislexia Infantil o que é?

menino pensativo, com lapis na mão e com folhaA dislexia refere-se à dificuldade de leitura e compreensão das palavras. Esta aquisição é esperada no máximo aos oito anos de idade, não ocorrendo, se caracteriza como dislexia infantil. Entretanto, o diagnóstico não implica na ausência ou deficiência de funcionamento total ou parcial de algum dos cincos sentidos, ou seja, não comprova qualquer debilidade sensorial.
A causa a princípio era somente atribuída a uma pedagogia precária, mas atualmente foram associados outros fatores como o córtex cerebral, a herança genética, etc.

Dislexia Infantil sintomas

menino utilizando dados com letrasOs erros na aprendizagem são a princípio banais, mas excedendo o tempo apropriado passam a serem considerados sintomas, sendo estes, a confusão em gênero e número, a inversão e a omissão de palavras. A transcrição de duas ou mais palavras com o mesmo som, mas com significados diversos como chá-xá, seco-ceco.
Geralmente, a criança se confunde com letras em que a articulação e a recepção auditiva são semelhantes como, por exemplo, a-an,s-z,u-l. Confusão com a forma da escrita parecida, exemplo p-q, d-b. A inversão de or-ro, cri-cir. E a negligência ou omissão de sílabas, exemplo, árvore-arve, adicionando ou substituindo.
A criança pode compreender a leitura, porém tem dificuldade em decifrar, então, ao pronunciar a frase apresenta dificuldade em separar as palavras e ritmar devidamente.
Estes erros são constatados desde o início da aprendizagem e quando não são corrigidos, a defasagem vai se acrescendo sucessivamente a idade da criança.
As exigências da escola somadas às dificuldades da criança vão aumentando progressivamente principalmente na ausência de tratamento.

Dislexia Infantil como tratar

menino escrevendo em folhaPara iniciar o tratamento é necessário considerar se há outras dificuldades que poderiam ser associadas com a dislexia.
Todas as dificuldades apresentadas devem ser analisadas e exploradas em conjunto. Este primeiro passo é realizado por psicólogo.
Na sequência do tratamento da dislexia infantil é preciso reeducar a criança através de métodos de leitura, com gestos simbólicos, sinais descritos, sons e a utilização de séries de palavras, por formas ou sentidos. Contando nesse segundo passo, com a orientação e a metodologia do reeducador.
A reeducação é indispensável, pois pode amenizar ou mesmo extinguir as dificuldades.
Apenas 10 a 15% das crianças não conseguem progredir, estas necessitam de uma pedagogia especial, talvez até num processo mais longo, pois, geralmente a reeducação dura de seis meses a dois anos.

Para eficácia do tratamento, a qualidade da relação da criança com o psicólogo, com o reeducador e com os pais são fundamentais.
Classes não muito cheias, com educador disponível, contribui para o desenvolvimento da leitura pela criança que possui a dislexia. Porém uma pedagogia fraca acaba reforçando os erros e originando mais transtornos, como recusa da criança em ir à escola, a inibição e bloqueios relacionados ao potencial criativo e explorador, comuns na fase da infância.

Mais sobre Dislexia Infantil

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>