Filhos com dificuldades na escola

menino debruçado na carteiraPor muito tempo o fracasso na escola foi interpretado como ociosidade, sendo a criança a principal culpada. Atualmente as dificuldades são vistas como uma não adaptação e a partir daí várias causas são indicadas. As dificuldades do filho podem ser o não domínio do ensino, pois seu ritmo está sendo desrespeitado ou déficit cognitivo como dislexia ou outros. Falta de estímulo da família, angústia da separação de um ou dos pais, baixa autoestima, medo do fracasso quanto aos resultados escolares, falta de condições financeiras. Fracasso na interação com outros, bullying, fobia social, depressão, aversão pela aprendizagem, conflitos pelo desrespeito a autoridade, etc.

As dificuldades também podem estar relacionadas à docência e o sistema escolar, por exemplo, o professor que não tem competência necessária para ter êxito na aplicação do ensino devido à sua formação ou a metodologia que utiliza e também a falta de motivação para ensinar, superlotação da sala de aula, aprovação automática conforme a idade, com isso lacunas de aprendizagem que vão se acumulando ao decorrer dos anos, entre outros, também a rejeição do aluno pela escola.

Filhos com dificuldades de aprendizagem

menina com cabeça na lousaSão poucas as crianças que não dispõem de capacidade cognitiva para desenvolver uma boa aprendizagem, geralmente, não é um distúrbio, déficit ou algum transtorno neurofisiológico que é o responsável pelas as dificuldades, embora não se abstendo destes que devem ser investigados através de exames e testes a fim de excluir essa possibilidade. Entretanto, na maioria dos casos, as dificuldades de aprendizagem surgem por falta de estímulo, apoio e participação familiar. Muitas vezes a família não valoriza o conhecimento, e a criança pode repetir esse desinteresse.

Dificuldades na Escola Inclusiva

sala de aula inclusiva com alunos sem e com deficienciaNa escola inclusiva as dificuldades podem surgir pela falta de formação especializada dos professores. A falta de especialização e de sensibilidade da parte do professor pode causar angústia e irritação no aluno. Filhos portadores de deficiência também podem não ser ouvidos por seus pais quanto as suas angústias, muitas vezes estes filhos se sentem obrigados a superar a deficiência, serem competentes, se desenvolverem, o que causa grande ansiedade, que pode se transformar em transtorno. Os pais muitas vezes responsabilizam a escola, e os docentes pelo não êxito escolar do filho com deficiência, gerando conflitos e até denúncias o que pode comprometer a escola inclusiva devido às discórdias.

A relação familiar é a base no auxílio aos filhos com dificuldades na escola, com uma boa relação familiar o aluno se sente mais capacitado para lidar com seus conflitos emocionais. Se as dificuldades não são do próprio aluno este precisa de apoio dos pais para resolver as dificuldades que podem estar envolvendo a docência ou o sistema escolar, o que pode ser constatado pelos pais através da conversa.

Mais sobre Filhos com dificuldades

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>