Gagueira Infantil Emocional

menino fazendo bico, mulher fazendo mimica de costasA gagueira se refere a uma dificuldade de articulação da fala.
Havendo dois tipos, a gagueira tônica, na qual pela impossibilidade de emitir qualquer som há um silêncio da fala durante alguns instantes e a gagueira clônica em que geralmente se repete involuntariamente a sílaba da primeira frase enunciada.

Frequentemente a gagueira pode ser acompanhada de vários movimentos involuntários do rosto, da mão e dos pés, como também manifestações emocionais como vermelhidão no rosto, mal estar e sudorese nas extremidades do corpo. Podendo acontecer circunstancialmente e de forma súbita e incontrolável, assim, a pessoa pode gaguejar dependendo da pessoa com quem está conversando ou do estado afetivo ou também do conteúdo do conversa. Desta forma, a gagueira é agravada quando a relação do locutor com o interlocutor desencadeia emoções fortes e diminui ou desaparece quando a pessoa consegue dominar com mais facilidade suas emoções.

A gagueira infantil emocional se origina a partir de uma situação difícil vivida ou numa dificuldade da criança em lidar com seus sentimentos, podendo ocorrer dos três aos cinco anos de idade e também na adolescência. E é constatada em cerca de 1% das crianças, tendo maior incidência de casos, no sexo masculino.

Gagueira Infantil causas

maos segurando o rosto, menino com boca abertaAs estatísticas revelam que a genética, ou seja, outro caso na família corresponde a 30% das causas e o atraso no desenvolvimento da linguagem 50%, os demais 20% referem-se a outras causas como, por exemplo, incapacidade de encontrar a palavra adequada, somada a urgência muitas vezes obrigatória de verbalização ou também a personalidade, pessoas introvertidas, ansiosas, passivas, submissas, agressivas e impulsivas, que costumam ter reações que demonstram ansiedade, hostilidade ou agressividade em relação à outra pessoa, bloqueando assim, a espontaneidade da expressão verbal que é o que desencadeia a gagueira. Ambientes em que a pessoa se sente insegura, desconfortável com uma situação ou pessoa. Filhos de mães ansiosas e super protetoras ou distantes e pouco afetuosas. Mãe carente de segurança e que se sente constantemente insatisfeita ou é contraditória nas suas atitudes com o filho, tratando bem e depois rejeitando. O filho que sente uma angústia exacerbada ao ter que se distanciar da mãe, demonstra assim insegurança, sendo esta evidenciada pela gagueira.

Gagueira Infantil tratamento

menino gritandoOs tratamentos úteis e recomendados podem ser: Terapia psicológica devendo ser iniciada entre cinco e sete anos. E tratamento com fonoaudiólogo, que inclui técnica de reeducação.

Em alguns casos, a gagueira infantil pode desaparecer espontaneamente com a idade, porém a persistência da gagueira junto com a persistência de algum fator desencadeante já citado, pode fixar ainda mais a gagueira. Quando a gagueira aparece após os dez anos ou na adolescência, os resultados do tratamento podem ser comprometidos e mais difíceis.

Mais sobre Gagueira Infantil

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>