Motivação e liderança no ambiente organizacional

o líder explicando o projeto para quatro colaboradoresPara entender o que é motivação e liderança no ambiente organizacional é necessário explicar cada termo separadamente:

A motivação, como a própria palavra sugere é a junção de motivo e ação, sendo assim, consiste num desejo que leva a ação, é o que faz a pessoa persistir para alcançar uma meta, uma força intrínseca. O nível de motivação se altera entre as pessoas pelas diferenças individuais e também conforme o momento e a situação. Já a liderança é realizada através daqueles que têm responsabilidade de orientação, controle, direção, análise e influência de pessoas em direção a um objetivo, um resultado. A organização é constituída por uma missão, isto é, está disposta a cumprir certas funções que são definidas e estabelecidas de forma clara e visível.

Motivação e liderança resumo

uma moça fazendo jóia com a mão e tres pessoas atras com os braços erguidos demonstrando estar satisfeitosA motivação está contida dentro das próprias pessoas e é relativa às necessidades fisiológicas, ou seja, o bem estar físico e de autorrealização que é o bem estar mental, podendo ser amplamente explorada por fontes externas ao indivíduo, neste caso pelo seu trabalho na empresa. A liderança estimula e incentiva a motivação para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais.

Motivação e liderança no trabalho

seis mãos unidasA motivação e liderança no trabalho se refletem na coletividade, assim a empresa é motivo de respeito no mercado e orgulho dos colaboradores que estão familiarizados sobre tudo o que a empresa oferece, quais os objetivos, os resultados que estão sendo obtidos, sendo estimulados continuamente a dar o melhor e fazer sempre mais, tendo participação ativa. A empresa é um espaço aberto a ideias, críticas e sugestões, oportunizando para que cada colaborador desenvolva seu potencial que é afamado e preconizado abertamente.

As empresas que tem essa visão, a motivação e os resultados se evidenciarão, enquanto as que insistem num modelo em que prevalece a hierarquia, não mantêm nem funcionários nem clientes. Portanto, quanto maior a satisfação dos funcionários, mais alta é a qualidade do trabalho e quanto melhor o produto que a empresa oferece, maior é sua aceitação no mercado.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para a motivação. Quando a liderança de uma empresa está motivada, a empresa como um todo se motiva, pois a iniciativa parte da liderança e facilita assim, o trabalho em equipe e o crescimento pessoal do colaborador através do estímulo e treinamento contínuo, fazendo com que o mesmo se sinta respeitado dentro da organização.

Leia mais sobre motivação e liderança

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>