Necessidades humanas básicas teoria de Maslow

Homem pulando de edificiosO que norteia toda ação humana são os sentimentos, os valores e as necessidades. Considerando estes aspectos, foi formulada a teoria das necessidades humanas básicas, sendo esta estudada e proposta por Abraham Maslow que hierarquizou as necessidades, pois os seus estudos revelaram que os seres humanos buscam a satisfação de suas necessidades por etapas, podendo ser modificadas ao longo do tempo. Para Maslow, uma pessoa só se preocupa com o atendimento de uma necessidade, caso as necessidades mais básicas ou mais importantes para sua sobrevivência, tiverem sido atendidas.

Classificação das necessidades humanas

piramide de necessidades de maslowDe acordo com a pirâmide das necessidades humanas em ordem crescente, se classificam no primeiro nível, as necessidades fisiológicas incluindo respiração, alimentação, sono e repouso, habitação, urinar, evacuar e sexo. Constituindo o segundo nível de necessidades, está a necessidade de segurança ou de estabilidade, inclui a busca de proteção contra a ameaça ou privação e a fuga ao perigo, de dominar o que se está fazendo, de correr poucos riscos, não se expor e tomar decisões seguras.
Quando as necessidades fisiológicas e de segurança foram relativamente satisfeitas surgem às necessidades sociais, isto é, pertencer a um grupo, ter aceitação por parte dos companheiros, troca de amizade, de afeto e amor, se sentir querido, buscar harmonia privando conflitos, cultivar bons sentimentos e relações humanas. Em seguida, portanto, estão as necessidades de estima, de ser importante para os outros, de ser uma pessoa bem-vista, ter prestígio social, estando relacionada com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia, ou seja, a auto-apreciação, autoconfiança, busca de aprovação social e de respeito, de status, de reconhecimento e consideração, de ser visto como uma pessoa única e singular.
Já ao topo das necessidades de Maslow está, a necessidade de auto-realização, compreendendo a necessidade de atingir metas e obter resultados, realizar o próprio potencial e continuamente auto-desenvolver-se, se sentir útil, criar, se expressar, produzir algo, ganhar tempo, dinheiro e vencer. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tornar-se sempre mais do que é, e de vir a ser tudo o que pode ser.

Necessidades humanas psicossociais

moça sobre ultimo nivel dando jóiaAs necessidades humanas básicas psicossociais é a união de todos os níveis de necessidades, como, por exemplo, a auto-realização é uma necessidade individual como também as necessidades fisiológicas e as de segurança, já as necessidades sociais e de estima envolvem outras pessoas. Conforme a personalidade de cada pessoa é priorizada uma destas necessidades, mesmo que a pessoa ainda busque a realização de todas.

É válido pensar em qual tem sido a prioridade de sua vida, seja ter estabilidade ou se sentir pertencente a um grupo, se sentir estimado ou realizar o seu potencial. Refletir sobre sua maior necessidade,contribui para o direcionamento melhor na busca da tua satisfação.

Leia mais sobre Necessidades Humanas Básicas

 

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>