O que é Hanseníase e quais os sintomas e sinais

rapaz de costas com manchaA Hanseníase é uma doença crônica infecciosa que afeta a pele, o sistema nervoso periférico, órgãos e outros sistemas, manifestando-se nos nervos do rosto, orelhas, braços, mãos, costas, nádegas, pernas e pés. Atingindo homens, mulheres e crianças independentemente do nível socioeconômico.
Os sintomas são manchas esbranquiçadas, vermelhas ou amarronzadas, caroços e inchaços no corpo. Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas, local com diminuição dos pelos e suor, perda ou diminuição da sensibilidade ao calor, dor ou toque.
Na Bíblia a doença era denominada de Lepra e nos tempos bíblicos como também durante muito tempo as pessoas que contraiam a doença eram afastadas do convívio em sociedade.
No Brasil, que é o segundo país do mundo com maior número de casos de Hanseníase, a doença recebeu este nome em homenagem ao Dr. Gerhard Armauer Hansen, o qual descobriu o bacilo da doença.
A substituição da terminologia Lepra para ?Hanseníase? ou ?doença de Hansen? teve como objetivo a reinserção das pessoas afetadas na sociedade, sendo disponibilizado o acesso a tratamento, visto que pessoas com Hanseníase que estão sendo tratadas podem levar uma vida normal, podendo trabalhar e se relacionar com a família e na sociedade. No entanto as pessoas que estão em contato com uma pessoa infectada devem ser examinadas e orientadas quanto aos sinais e sintomas.
Cuidados como separação de roupas e utensílios domésticos são desnecessários, pois a transmissão não ocorre desta maneira.

O que provoca a hanseníase

medica vendo manchas nas mãos de idosaA Hanseníase é provocada pelo Mycobacterium leprae que é considerado um bacilo de alta infectividade e baixa patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, mas poucas adoecem. A evolução depende do sistema imunológico da pessoa, assim, apenas 10% das pessoas que entram em contato com o bacilo adoecem. A transmissão ocorre através da pessoa doente que não está em tratamento pelas vias respiratórias no espirro, tosse, secreções nasais e gotículas da fala. Entretanto quando a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença.
O tempo de incubação, ou seja, contágio e manifestação dos sintomas variam de dois a até mais de 10 anos.

Hanseníase tem cura?

homem sendo examinado por médicoA Hanseníase tem cura, para tanto é imprescindível tratamento imediato que tem duração de seis meses a um ano. Sendo realizado gratuitamente nos serviços de saúde, na rede pública ou particular onde são fornecidos os medicamentos e orientações de medidas necessárias quanto à doença. O tratamento da hanseníase compreende quimioterapia específica, prevenção de incapacidades físicas, reabilitação física, psicológica e social. A imobilização do membro afetado pela neurite e fisioterapia na fase de recuperação são medidas complementares necessárias para alguns casos.

É importante ressaltar que o tratamento tardio pode ocasionar deformidades no corpo. O diagnóstico e o tratamento precoce são de grande valor para a prevenção de incapacidades, principalmente para evitar o dano neural.

GD Star Rating
loading...
O que é Hanseníase e quais os sintomas e sinais, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>