Obesidade o que é

boneco com imagens de comida escrito obesidadeConsiderada a epidemia do terceiro milênio a obesidade abrange um terço da população mundial.
A obesidade é definida pelo excedente de pelo menos 20% do peso em relação à média da altura, de 25% a 29% é sobrepeso e a pessoa está na fase pré-obesidade. De 30% a 34% o risco é alto e constitui a obesidade grau I, de 35% a 39% obesidade grau II o risco é muito alto, quando o excedente for 60% constitui grau de risco extremo, sendo denominada de obesidade mórbida.
Juntamente com a obesidade outras doenças são associadas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cérebro-vasculares, diabetes mellitus tipo II, câncer, distúrbios menstruais, infertilidade, síndrome do comer noturno, insônia e anorexia matinal.
Mais de 30% das pessoas que buscam tratamento para obesidade têm transtorno de compulsão alimentar e 95% dos que possuem este transtorno também têm depressão. O que pode levar a crer que a obesidade é um alarmante de distúrbio psíquico e seu tratamento é primordial para se ter vida saudável tanto física quanto mentalmente.
Doenças endócrinas ou a hereditariedade são possíveis causas da obesidade, mas o psicológico também é um fator desencadeante importante, já que a obesidade pode ultrapassar as limitações corporais.
Saciar a fome e a sede são as duas maiores motivações do ser humano, assim os fatores psicológicos e sociais podem derivar a obesidade e não apenas os fatores orgânicos.

Obesidade na infância

metade de corpo de bebe obesoA constituição da obesidade pode ocorrer precocemente, desde o primeiro ano de vida.
Consideravelmente a criança pode estar tentando suprir uma falta afetiva através do consumo de alimentos. Por tanto a atenção dos pais para o peso e o comportamento alimentar da criança pode ajudar a não progressão da obesidade.
A obesidade na infância pode evoluir para a fase adulta, ou melhor, crianças obesas possivelmente serão adultos obesos.

Obesidade na adolescência

obeso na piscinaA adolescência geralmente é acompanhada pela puberdade, podendo a puberdade ocorrer antes da adolescência ou durante a própria adolescência o que é mais comum.
A puberdade pode revelar a constituição da obesidade, por volta dos 10 e 13 anos, ou a obesidade pode ser progressiva da infância.
É na puberdade que geralmente os pais procuram ajuda através de consulta médica.
A obesidade pode levar o adolescente a não desempenhar-se satisfatoriamente na escola, possivelmente por ser vítima de preconceito como também agressões verbais e físicas.

Obesidade no Brasil

obeso tentando fechar as calçasCerca de 36% dos brasileiros são obesos ou estão acima do peso conforme dados do IBGE.
A prevalência de crianças obesas no Brasil e em outros países tem aumentado em cerca de 50%, ou melhor, aproximadamente ¼ das crianças são obesas ou estão com sobrepeso.

Emagrecer é muito mais que fazer dietas ou reduzir as calorias por determinado tempo, praticar exercícios e fazer uso de medicamentos.
O tratamento da obesidade se resume em reformular hábitos e depende da disposição firme da pessoa em modificar seu estilo de vida.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>