Poliomielite o que é a doença

bebe tomando vacina contra poliomieliteA Poliomielite é uma doença aguda infecciosa que provoca fraqueza muscular permanente, ou causa a paralisia da musculatura acometida. Desta forma a complicação mais grave da doença é a paralisia permanente, embora a paralisia ocorra em um de cada 100 casos.
A infecção pela doença ocorre no trato gastrointestinal e na parte nasal da faringe podendo atingir também o sistema nervoso central, consequentemente a medula espinhal, ocasionando a evolução repentina da paralisia.
Os neurônios motores são os primeiros a serem atingidos, podendo ocasionar também inflamações agudas do cérebro, as encefalites. Com a replicação do vírus no sistema nervoso pode causar a perda neural na medula espinhal.
A doença pode evoluir para Poliomielite abortiva ou Doença menor, Poliomielite não-paralítica ou paralítica e Doença maior.
As pessoas que tiveram Poliomielite, após, em média, 15 anos ou mais, podem ser acometidas pela Síndrome Pós- Poliomielite (SPP) que é uma desordem do sistema nervoso, sendo considerada como um efeito tardio da poliomielite, a justificativa para a sua ocorrência é o uso excessivo dos neurônios motores ao longo do tempo.

Poliomielite sintomas

criança com muletasA poliomielite apresenta diversos sintomas semelhantes aos sintomas gripais, o que dificulta o diagnóstico. Os sintomas gerais são febre, dor de garganta, cefaléia, tosse, coriza, dor abdominal, náuseas, constipação ou diarréia e rigidez na nuca. Na poliomielite paralítica estes sintomas são somados a flacidez muscular de membros inferiores.
Os sintomas também podem se manifestar em formas não paralíticas, através de dores musculares ou contrações, perda ou diminuição de reflexos, dor forte e constante na região dorsal causando sensibilidade excessiva, sonolência e irritabilidade.
Já a Síndrome Pós-Poliomielite tem em seu ressurgimento sintomas como, fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações, resultando em uma diminuição da capacidade funcional e novas incapacidades. Os sintomas geralmente têm início gradual, mas podem aparecer subitamente, com persistência de pelo menos um ano, não chegando a um diagnóstico explicativo dos sintomas. Alguns pacientes desenvolvem, ainda, dificuldade de deglutição e respiração.

Poliomielite tratamento

familia de zé gotinhaComo um tratamento específico inexiste, cuidados devem ser praticados como fisioterapia, cuidados especiais na postura evitando-se a aquisição de vícios posturais, repouso, exercícios físicos, aparelhos ortopédicos e em alguns casos, respiração assistida. A Poliomielite Abortiva necessita de hospitalização sintomática. Já a Poliomielite Paralítica, fisioterapia, prevenção de infecção urinária e apoio mecânico.

Não há cura para esta doença, a prevenção é a melhor forma de combate e medida de maior eficácia e proteção contra a circulação do poliovírus, sendo realizada através da vacinação. Havendo dois tipos de vacinas, a VOP/Sabin que é a vacina de vírus vivos atenuados para uso oral, e a VIP/Salk que é a vacina de vírus inativados.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>