Quais os sintomas da Toxoplasmose em humanos

olhos de mulher com toxoplasmoseA Toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e acomete mamíferos, aves e até os seres humanos que tiveram contato com as fezes de animal felino ou através da ingestão de verduras mal higienizadas e carne crua.
Geralmente não são observados os sinais da contaminação, pois a Toxoplasmose é assintomática em pessoas imunocompetentes, por isso a maioria das pessoas não tem conhecimento de que são portadoras da doença. Nestas pessoas a Toxoplasmose é benigna, pois o corpo combate o protozoário, que permanece em microcistos no corpo da pessoa por toda a vida.
Os sintomas são evidentes em gestantes, pois a infecção afeta o desenvolvimento do bebê e também em pessoas com sistema imunológico deprimido por sofrerem de doenças graves como a AIDS e o câncer, como também em pessoas que fizeram transplante ou em tratamento com corticóides e nestes casos de imunodepressão a doença é letal.
O início da infecção traz sintomas como cefaléia, sonolência e alteração de comportamento, paralisia ocular, convulsão, síndromes piramidais e coma.
A fase aguda da infecção comumente apresenta sintomas como febre, cefaléia, mal-estar geral e apatia.
No caso de infecção adquirida a pessoa têm febre, mal-estar, pneumonia, miocardite, erupções cutâneas e outros sintomas.
Em pessoas imunodeprimidas, vários órgãos são comprometidos e a pessoa também pode ter encefalite, letargia, confusão mental, perda de memória, alucinações, falta de coordenação
motora, convulsão, coma e morte.

Toxoplasmose neonatal

grávida olhando para a barrigaA toxoplasmose é um perigo iminente para a gestação, causando aborto ou natimorto ou graves seqüelas neurológicas e alterações neonatais, como, lesões oculares, microcefalia, calcificações no cérebro, retardo mental e esquizofrenia.
Entretanto se a infecção crônica pela mãe ocorre antes da gestação o bebê é imune a infecção congênita que leva a óbito, porém os sintomas podem se evidenciar com o decorrer do tempo após o nascimento.

Toxoplasmose tratamento

imagem das células e protozoário da ToxoplasmoseA maior parte das pessoas são imunocompetentes, então o tratamento é dispensado, a não ser em infecção subclínica ou se a pessoa que tem o Toxoplasma no corpo ficar imunologicamente debilitada.
Em pessoas imunodeprimidas e em gestantes o tratamento é medicamentoso.
A grávida deve receber tratamento medicamentoso imediato para que não haja transmissão para o feto, em seguida são feitos exames para investigação da gravidade da infecção.
Mesmo não havendo transmissão para o feto o tratamento deve prevalecer até o final da gestação.
O tratamento atua na redução da probabilidade de transmissão da Toxoplasmose ao bebê como também diminui a gravidade das seqüelas e da má formação.

O tratamento da Toxoplasmose consiste em controlar a proliferação da doença, como o protozoário atinge os músculos não há nenhum antibiótico eficaz e nenhum medicamento que elimine os cistos em animas e humanos, estes se mantêm latentes no corpo, e a infecção pode ser ativada em caso de imunocomprometimento.

GD Star Rating
loading...
Quais os sintomas da Toxoplasmose em humanos, 3.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>