Relacionamento interpessoal e intrapessoal

bonecos em cima do alvo com imagem de mundo no fundoRelacionar-se não é uma tarefa fácil, portanto, ter dificuldades é comum, uma vez que o relacionamento pode ser considerado um processo contínuo de aprendizagem de habilidades que vão se transformando, se fortalecendo, se construindo e aprimorando-se a partir de interações, na família, no trabalho, na escola e em todo meio social. Essas interações dependem essencialmente da maneira como se administra as próprias emoções.
A base do relacionamento interpessoal e intrapessoal envolve principalmente a linguagem e a comunicação e depende de como a pessoa se expressa e como entende a expressão do outro. A comunicação para alcançar objetivos, tem de ser transparente, pois em todo relacionamento busca-se a realização de necessidades que devem ser clara e adequadamente expostas, considerando que cada pessoa entende a comunicação de maneira subjetiva, ou seja, à sua maneira, o que requer sensibilidade e compreensão mútua.

Diferença entre relacionamento interpessoal e intrapessoal

pessoas formando rede Estas duas formas de se relacionar embora diferentes se complementam, assim o relacionamento interpessoal abrange o indivíduo e as outras pessoas, ocorrendo através de trocas e de convivência. Enquanto que o relacionamento intrapessoal é a relação interna, ou seja, o relacionar-se consigo mesmo, resultando de reflexão, ou melhor, de como se lida com os aspectos internos como angústias, dúvidas, experiências e expectativas. Consequentemente, a reflexão interna vai repercutir nas atitudes do indivíduo em contato com o outro.

Relacionamento interpessoal e intrapessoal no trabalho

equipe de trabalho se cumprimentando O trabalho geralmente ocupa uma grande parte da vida do indivíduo, logo, se sentir incluído tem grande importância. Se não houver receptividade, a pessoa não irá se sentir segura e confortável para estabelecer relações e se desenvolver afetivamente, principalmente se o ambiente de trabalho possui divisões e competitividade.
Quando a pessoa consegue se associar com os demais, trocando informações e conhecimentos, sendo valorizada como membro ativo e importante em seu trabalho, a satisfação tanto no relacionamento interpessoal quanto no relacionamento intrapessoal tem maiores possibilidades. A produtividade e a criatividade são conseqüentes do trabalho em equipe, não dependendo apenas da eficiência, em vista disso, relações unicamente formais e estritamente profissionais são barreiras à criatividade e a solidariedade entre as pessoas.

O relacionamento vivenciado de forma positiva, em que as partes envolvidas conseguem ter suas necessidades realizadas reciprocamente, gera crescimento pessoal e faz com que a relação se aprofunde gradualmente. Sendo possível apenas se não houver manipulações e desrespeito.
O tratamento igualitário, que é o ideal, se diferencia de relações onde se percebe possessões, privilégios e exclusividade de funções e status sociais.
Sumariamente quanto maior o equilíbrio no manejo entre razão e emoção, mais satisfatoriamente o indivíduo irá se relacionar.

Leia mais sobre Relacionamento interpessoal e intrapessoal

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>