Sintomas causados pela Febre Amarela

mosquito aedes aegypti picando pele humanaA febre amarela é uma doença grave e infecciosa, entretanto não é contagiosa e têm como principal característica a febre aguda viral que pode se tornar hemorrágica.
A doença é causada pelo vírus Flavivírus pertencente a família Flaviviridae, sendo transmitida às pessoas pela picada de mosquitos, e assim a febre amarela se dissemina facilmente nas cidades.
Esta doença possui dois tipos, o urbano e o silvestre. A febre amarela urbana é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, assim, o homem passa a ser o reservatório do vírus e fonte para a infecção do mosquito antropofólico, mantendo a partir da contaminação, o ciclo da virose. Enquanto que a febre amarela silvestre tem como transmissores os mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Neste tipo, o vírus se mantém na natureza circulando no ambiente natural e sendo transmitido entre os macacos pela picada do mosquito zoófilos. Então, quando a pessoa fica exposta neste ambiente e é picada pelo mosquito transmissor, a doença é manifestada na sua forma selvagem.

Febre amarela no Brasil

mosquito tingindo de amarelo a bandeira do BrasilNo Brasil, a febre amarela foi identificada como o principal problema de saúde pública já enfrentado, o que se deve ao alto índice de letalidade da doença e pelo desconhecimento por parte da medicina do país a respeito de medidas preventivas contra a doença, como também de tratamento.
Entre os anos 1989 a 2008 ocorreram 540 casos de febre amarela com 236 mortes, tendo assim a febre amarela, grande probabilidade de mortalidade.
Os estados de Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará e Amazonas tiveram o maior número de casos, pois geralmente no Brasil, a doença ocorre em regiões de cerrado, mas nos últimos anos a doença vem se alastrando também para o sul do país.
A situação do país preocupa. Nos últimos dez anos, o índice anual de casos notificados raramente se excedeu a 60 notificações, mas o número de mortes mostrou-se elevado e o número de ocorrências tem cada vez mais tendência de aumento.

Febre amarela tratamento

homem tomando vacina injetável no braçoA pessoa que for picada pelo mosquito transmissor e contrair a doença, deve permanecer em repouso para repor líquidos, sendo administrado também antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico.
Havendo hemorragia é necessária também a reposição da perda de sangue.
Os casos mais graves dessa doença exigem transfusão de sangue.
A vacina 17DD é uma vacina de vírus vivo atenuado que é considerada mais segura e eficaz para a prevenção da doença, sua aplicação deve ser renovada a cada 10 anos e a vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de nascimento.
No caso de viagem a alguma das regiões de risco já citadas, a vacina deve ser tomada 10 dias antes.

Cerca de 90% dos casos da doença são benignos e evoluem para a cura, enquanto 10% dos casos evoluem para quadros dramáticos com mortalidade em torno de 50%.
Todo caso de febre amarela é de notificação obrigatória às autoridades de saúde, devendo notificar até 24 horas à Secretaria Municipal de Saúde local.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>