Sintomas da cólera e tratamento

criança com cólera tomando vacina oralA Cólera é uma doença gastrointestinal aguda e é também caracterizada como grave e contagiosa.
A transmissão da doença ocorre através do contato com água e alimentos contaminados.
É uma doença que afeta o estômago e o intestino das pessoas que são contaminadas, provocando diarréia e vômito e consequentemente a desidratação aguda.
A infecção pela Cólera produz aumento de anticorpos e confere imunidade por aproximadamente seis meses.
Na maioria dos casos, cerca de 90%, a infecção é assintomática, contanto nos casos mais graves os sintomas compreendem constantes diarréias, tendo como conseqüência a diminuição do peso corporal, o desequilíbrio no metabolismo, a alteração cardíaca e arterial, o cansaço e enfraquecimento extremo, como também devido a desidratação, as pessoas contaminadas também têm muita sede.
A pessoa contagiada deve tomar soro para não morrer desidratada. Os cuidados de reidratação devem ser tomados principalmente com crianças pequenas e idosos.
O tratamento para combater a doença é feito através de dois tipos de vacinas, as orais e as injetáveis. As vacinas orais são mais eficazes, porém mais caras e produzem imunidade por cerca de três anos, já as vacinas injetáveis confere apenas três meses, sem redução da ocorrência de infecções assintomáticas.

Cólera agente causadorcriança tomando agua em torneira perto de rio

É provocada por bacilo, sendo o agente causador da cólera o vibrião colérico ou vibrio cholerae.
A Cólera geralmente tem ocorrência em locais em que há superpopulação e as condições de higiene são precárias, não havendo sistema de saneamento em condição adequada. Sendo assim é considerada como a doença da pobreza e negligência.
O país em que se originou a Cólera é a Índia, desde então a doença vem se disseminando rapidamente entre os países e como também vem se estabelecendo persistentemente em algumas regiões do mundo.
A propagação da Cólera causa epidemias no mundo todo e o índice de mortes pela doença é grande.

Cólera prevençãogotinha lavando as mãos de mulher em bacia

A doença não representa uma ameaça para os países com condições mínimas de saneamento básico e higiene, no entanto, é um desafio para os países onde o acesso à água potável e saneamento adequado não pode ser garantida.
A prevenção só será eficaz se forem adotadas medidas de melhorias nas condições de higiene. Como por exemplo, a manutenção da higiene pessoal como também com os alimentos, higienizando-os em água corrente e limpa, cuidando para que frutas e legumes sejam lavados e até deixados de molho por um tempo antes de serem ingeridos. A ingestão apenas de água filtrada e principalmente evitar o contato com águas de enchentes e alagamentos, pois este tipo de água oriunda não só a cólera, mais também diversas outras doenças.

A cólera é e continua a ser uma ameaça global, além dos danos causados à saúde da pessoa contaminada e das mortes provocadas pela cólera, as epidemias geram insegurança e medo na população, o que afeta a estrutura social e econômica e revela um dos principais indicadores de desenvolvimento social.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>