Sintomas da Dengue e tratamento

Mosquito trasmissor da Dengue Aedes AegyptiA Dengue é uma doença que causa febre aguda e dependendo da forma como se manifesta pode ser benigna ou grave.
Os países tropicais como o Brasil, são os locais de maior ocorrência e disseminação, pois as condições ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor e principal vetor.
O agente etiológico da Dengue é um vírus RNA, o Arbovírus do gênero Flavivírus. Tendo quatro sorotipos o DENV 1, DENV 2, DENV 3 e o DENV 4. Estes quatro tipos do vírus da Dengue causam os mesmos sintomas, porém, cada vez que uma pessoa tiver Dengue será um tipo do vírus o qual não pode mais infectá-la.
A reincidência da doença é um agravante, pois os sintomas vão se manifestando com mais severidade devido a uma resposta exacerbada do sistema imunológico. O que pode causar inflamações que aumentam o risco de lesões nos vasos sanguíneos, desencadeando a Dengue hemorrágica.
A doença é muito mais comum nas cidades, devido a maior quantidade de criadouros naturais, e a época de maior incidência é o verão.
Segundo o Ministério da Saúde não há um tratamento específico para Dengue, mas apenas alguns cuidados que podem aliviar os sintomas como, repouso, ingerir bastante líquido, principalmente água, sucos naturais, chás e soros caseiros.
O tratamento também pode ser administrado com a utilização de dipirona ou paracetamol, sendo proibido o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, devido ao aumento do risco de hemorragia.
No caso de hemorragia, deve-se usar soro fisiológico injetável para manutenção do plasma sangüíneo.

Sintomas da Dengue hemorrágica

costas de homem com dengue hemorrágicaA Dengue hemorrágica é a doença na sua forma mais grave, pois, pode levar a pessoa à morte.
Os sintomas no início são semelhantes aos da dengue clássica, mas a partir do 3º dia ocorrem sangramento e queda da pressão arterial ou choque, surgindo hemorragias em detrimento do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos.
Os principais sintomas deste tipo da doença são, dor intensa e persistente no abdômen, pele sem cor, úmida e fria, náuseas e vômitos, sangramento no nariz e boca, manchas avermelhadas no corpo, inquietude, confusão mental, perda da consciência, sono excessivo, boca seca e muita sede, alteração do batimento no pulso e dificuldade de respiração.

Sintomas da Dengue clássica

descrição do mosquito Aedes AegyptiA Dengue clássica é a apresentação da doença em forma mais leve e com os mesmos sintomas da gripe. Iniciando-se de uma hora para outra e durando de cinco a sete dias.

Seus sintomas são febre de 39° a 40°C, cefaléia, fadiga, dor na região ocular, dor muscular, articular e abdominal, indisposição física, perda do apetite, náuseas e vômitos, tontura e manchas avermelhadas e erupções na pele principalmente no tórax e membros superiores.

A Dengue é uma doença que se apresenta no mundo inteiro constituindo um grande problema e desafio para a saúde mundial.
A pessoa que perceber os sintomas deve procurar imediatamente o atendimento médico.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>