Sintomas de ansiedade e nervosismo

mulher roendo unhaOs sintomas de ansiedade e nervosismo tem correlação entre mente e corpo, em que ambos são afetados diretamente e constantemente um pelo o outro. Sendo estes sintomas diretamente relacionados a eventos estressores que atuam como agentes que desencadeiam a ansiedade e consequentemente o nervosismo.

Quando a pessoa se depara com uma situação nova, a sensação que se tem é de escolha entre luta e fuga ou acomodação. É o caso, por exemplo, do ingresso a um emprego no qual não se tem experiência, a pessoa pode reagir com motivação e enfrentar com otimismo a atividade ou pode se negar a realização da tarefa optando pelo não ingresso ao emprego, buscando uma ocupação que já tenha experiência no qual ocupe uma posição confortável, num emprego que não venha lhe incitar a expansão de sua capacidade ou simplesmente optando por ora não trabalhar. Os sintomas que caracterizam a ansiedade e o nervosismo mais comuns são:

Tensão e dor muscular

A musculatura se contrai causando dor, geralmente sente-se pressão nas costas mais especificamente nos ombros ficando rígidos gerando desconforto, como também dor de cabeça, nuca e pescoço, podendo durar pouco tempo ou indefinidamente.

Intranquilidade

Dificuldade de conseguir relaxar, desassossego ou perturbação mental, o individuo sente necessidade de se movimentar compulsivamente e de forma repetitiva. Exemplo andar de um lado para o outro, pernas inquietas, tamborilar da mão.

Náuseas e diarreia

Desconforto abdominal ou dores estomacais acompanhada de vontade de vomitar, evacuações amolecidas ou líquidas, dificuldade de controle esfincteriano.

Desconcentração

Complicação em manter o foco na atividade na qual está exercendo, afetando o desenvolvimento racional, fuga de ideias, pensamento confuso e desordenado.

Insônia

Dificuldade de inicio ou manutenção do sono, acarretando prejuízo significativo pela falta do sono reparador o qual permite sensação de bem estar físico e mental, pois recarrega as energias que são utilizadas no decorrer da vigília, período em que a pessoa está desperta.

Sudorese

É a transpiração ou suor excessivo fugindo do aspecto normal do indivíduo, pela desregulação da homeostase orgânica.

Taquicardia

Poderá sentir que o coração acelerado provocando dores no peito. Este sintoma poderá ser acompanhado de falta de ar.

Irritabilidade

Descontrole emocional, a pessoa sente-se irritada sem motivos aparentes que sejam relevantes ou correspondente ao momento.

Todos estes sintomas não possuem uma forma única de se apresentar, podendo ser sentidos conjuntamente ou invariavelmente, em maior ou menor intensidade, frequência, duração e número de sensações. Sendo necessária a análise individual por um psicoterapeuta.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>