TDAH o que é? Prevalência e Epidemiologia

TDAH olhar de criança ao fundoA sigla TDAH refere-se ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, este que é atualmente o transtorno psíquico infantil mais estudado e mais comentado entre as pessoas.
A prevalência do TDAH está entre 3% e 5% em crianças em idade escolar, sendo mais comum em meninos do que em meninas. Podendo ser precocemente diagnosticado aos dois anos de idade e em adolescentes de 12 a 14 anos, em que pode ser encontrada uma prevalência de 5,8%.

TDAH quais os sintomas

desenho de criança soltando aviãozinho, e outro desenho brincando com varias coisas ao mesmo tempoOs sintomas principais deste transtorno são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade apresentadas inicialmente na infância. Devido à dificuldade de prestar atenção e a constante agitação motora aparentemente é difícil para a criança persistir na mesma atividade até o término, logo a criança geralmente não consegue completar os trabalhos escolares, tarefas domésticas ou outros deveres. Mudando freqüentemente de uma atividade para outra, iniciando e passando para outra rapidamente, depois voltando à atenção para outra, sem ao menos completar qualquer incumbência.
A criança também facilmente se distrai por coisas que chamam a atenção mesmo que irrelevantes, interrompendo assim a atividade em que está envolvida para dar atenção a ruídos ou eventos triviais.
Comumente a criança com este transtorno costuma não se ater a detalhes cometendo assim erros grosseiros por descuido e devido à impulsividade que lhe é própria. Assim a criança na maioria das vezes denota estar com a mente em outro local, ou não estar escutando o que está sendo falado.
Pela dificuldade em realizar uma brincadeira em todas as suas conformidades ou ficar em silêncio quando necessário é também muito comum a criança não atender a solicitações ou instruções.
A hiperatividade pode ser manifestada por inquietação, então a criança não consegue permanecer sentada quando deveria, habitualmente correndo ou subindo excessivamente em objetos ou coisas inapropriadas. Freqüentemente parecendo estar “a todo vapor” ou “cheia de gás”, e falando excessivamente.

TDAH como ajudar

criança em carteira olhando para cimaÉ imprescindível o encaminhamento ao tratamento psicológico e farmacológico, ou seja, a terapia com psicólogo e a utilização de medicação solicitada e prescrita por médico. O tratamento psicológico visa o adequado desenvolvimento social da criança.
A respeito dos medicamentos comuns ao tratamento, estudos comprovam a eficácia de estimulantes no tratamento transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Os antidepressivos também podem ser prescritos e atuam na diminuição da agressividade, contribuindo para uma melhora dos sintomas de ansiedade e depressão.
Os neurolépticos devem ser utilizados em geral quando existe, junto com a hiperatividade e déficit de atenção, também retardo mental associado.

A partir da constatação dos sintomas descritos acima por parte dos familiares ou da escola o tratamento deve ser iniciado prontamente, sendo geralmente evidenciados os sintomas por ocasião da idade escolar, o tratamento deve permanecer até o início da adolescência.

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>