Teste psicológico para entrevista de emprego

moça olhando de perfil e mulher ao fundo preenchendo folhaO teste psicológico para entrevista de emprego é o método científico constituído de um conjunto de exercícios de avaliação dos aspectos da personalidade, mensuração da atenção, concentração, rapidez, exatidão e raciocínio lógico. E os mais utilizados são: o HTP (house-tree-personal) desenho da casa, árvore e pessoa, o Wartegg, o Palográfico, o G36 e o PMK.

Sendo uma das etapas mais temidas no processo seletivo é normal que o candidato preocupe-se com o seu desempenho, porém ansiedade e nervosismo podem prejudicar o resultado, por isso o candidato não deve preocupar-se com as características do teste em si, mas sim com sua postura durante a avaliação, pois o objetivo principal do teste psicológico e da entrevista de emprego é analisar as reações, o estado emocional e o comportamento. Se na entrevista o candidato omitir informações ou usar de mentiras, através do teste psicológico é possível constatar esta tendência em sua personalidade, por isso a importância de ser autêntico, espontâneo e honesto na entrevista.

Teste psicológico para seleção de candidatos

homem de costas cumprimentando moça com óculos na mão O teste psicológico para a seleção de candidatos tem por finalidade avaliar se as características pessoais do candidato são compatíveis com aquilo que a empresa está procurando. Para isso o estilo do candidato deve se adaptar às necessidades da empresa. Como nem sempre é possível saber quais são as expectativas da empresa é importante manter uma postura que manifeste tranquilidade, autenticidade, humildade, honestidade e principalmente a pontualidade. É bastante comum as empresas não darem uma devolutiva sobre o resultado do teste, visto não ser obrigatório, porém tal atitude faz com que o candidato que não foi contratado sinta-se frustrado, além de não saber com clareza as razões da sua reprovação. Nesse caso tenha em mente que o seu desempenho não compete, para aquele momento, com que a empresa busca, porém continue até encontrar uma empresa que necessite de uma pessoa com as suas características pessoais.

Teste psicológico para concurso

pessoa respondendo questoes em folha com caneta Diferente dos testes já citados o teste psicológico para concurso tem caráter classificatório para fim de análise de habilidades e predisposições para o exercício da atividade relativa ao cargo. O candidato que tiver uma classificação não satisfatória no teste pode não ser nomeado, principalmente se na entrevista não der informações pertinentes e úteis.

A demonstração de aptidões, interesses e valores do candidato evidenciados pelo teste psicológico tem de ser compatível com a função pretendida, o ideal é que a atuação esteja de acordo com a competência, desta maneira o benefício é tanto da organização quanto do colaborador.

Leia mais sobre teste psicológico

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>