Tratamento para enurese noturna infantil

menino deitado na cama dormindo abraçado ao ursinhoA enurese noturna infantil se refere ao ato da criança em urinar enquanto está dormindo, a maturidade biológica geralmente ocorre entre os três e quatro anos, após esta idade se caracteriza como um sintoma que afeta 10 a 15% das crianças, predominando os casos de meninos.
Na criança recém-nascida é normal, visto que ainda não adquiriu maturação para controlar o que acontece com seu corpo, sendo o controle adquirido de forma progressiva.
Quando a criança começa a apresentar autonomia sobre o corpo é importante que seja reforçada pela satisfação da mãe ou na ausência desta, pela pessoa que faz este papel. No entanto, se a criança perceber que a pessoa que a está limpando o faz com aversão, esta atitude pode afetar o estado psicológico. Assim, o afeto é fundamental na aprendizagem do domínio da criança em reter e expulsar a urina como também as fezes. Se a maneira de ensinar a criança for inadequada, esta necessitará de tratamento para enurese noturna infantil até que consiga estabelecer controle pessoal.

Enurese noturna infantil causas

menino se escondendo atras do colchão, apenas a parte da cabeça até os olhos aparecendoAs causas podem ser físicas, e constatadas após exames, mas são frequentemente relacionadas a episódios marcantes, devido a situações que geram insegurança na criança, tais como separação dos pais, nascimento de irmão, ir à escola, férias onde a criança se encontra longe dos familiares, como também os conflitos familiares financeiros. Em alguns casos observa-se a imposição dos pais para que a criança precocemente utilize a privada, desta forma não há respeito ao ritmo da criança. Ou também, a causa pode estar ligada a reação da família quanto à dificuldade apresentada pela criança em acordar para urinar, a família então utiliza meios de punir, ameaçar, zombar e até agredir fisicamente. A superproteção também pode ser a causa, e é demonstrada na satisfação em cuidar da criança, motivada pelo excesso de preocupação com asseio, muitas vezes até impossibilitando-se de sair, viajar com a criança ou dormir na casa de amigos. No geral, são situações que geram angústia, medo, culpa ou vergonha na criança.

Enurese noturna infantil psicologia

menino fazendo xixi no pinico com ursinho do lado e toalhasPara solucionar a enurese noturna infantil a psicologia propõe medidas terapêuticas que visam crianças com mais de quatro anos e meio, corrigindo medidas educativas inadequadas, disciplinando quanto à ingestão de líquido à noite, regulando o horário da enurese para que os familiares tenham controle traçando uma rotina. Em alguns casos há a necessidade de associar prescrições medicamentosas, porém a abordagem psicoterápica é eficaz na resolução da enurese noturna infantil.

A ocorrência da enurese noturna infantil costuma desaparecer na adolescência, mas é importante investigar e tratar a causa, pois a ansiedade, a fobia, a obsessão e a desvalorização de si por parte da criança, podem tomar o lugar desse sintoma conforme o aumento da idade. Mas ainda na infância, se a família estiver disposta a fazer as correções necessárias o sintoma tende a desaparecer.

Leia mais sobre Enurese Noturna Infantil

GD Star Rating
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>